SOCER – Sociedade Cearense de Cidadania
A Sociedade Cearense de Cidadania é organismo civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, registrada em 22-04-1999 no Cartório Pergentino Maia – 1º Cartório de Títulos e Documentos da Pessoa Jurídica e CNPJ 03/02426/0001-44.
Ao longo do tempo, a Sociedade Cearense de Cidadania- SOCER- tem prestado relevantes serviços à coletividade tendo realizado seminários, conferências e fóruns continuados com debates sob temas prioritários como uso racional da água, meio-ambiente, segurança pública, cidadania participativa. Firmou protocolos de intenção com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia- CREA-Ce, com a OAB -seção do Ce; Fundação Cultural de Fortaleza e a Ação, ética e Cidadania de São Paulo. Por último, o estabelecimento de parceria com o Núcleo de Estudos de História Social da Cidade- NEHSC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da PUC-SP.
Seus temas de estudos em parceria, produziram resultados como a Proposta do Cidadão, produto do Seminário Sociedade e Violência, Gerenciando Soluções, na Universidade de Fortaleza, UNIFOR e As Linhas Básicas para um Programa de Combate à desertificação do Nordeste em parceria com o CREA e o DNOCS.
A notoriedade de seus membros trouxe excelente conceito à Sociedade Cearense de Cidadania reconhecido pelos meios de divulgação social e votos de congratulações de vereadores como Mario Maia (1999) e como Jorge Pinheiro ( 2019).
Com o fim de homenagear louváveis atitudes de cidadania participativa, foram criadas a Comenda D. Hélder Câmara, autorizada pelo próprio D. Hélder, num dos últimos documentos que assinou do próprio punho e posteriormente, as medalhas de Ética Paulo Maria de Aragão, um reconhecimento ao saudoso professor e advogado, colaborador e idealizador da Instituição e a Comenda do Mérito Institucional Ação, Justiça e Paz.
Trata-se de honraria criada por resolução interna da instituição, lavrada em ata de em 12 de julho de 1998. A comenda ,hoje, incorporada ao NEHSC-FORTALEZA, homenageia cidadãos de mérito nacional, como figuras talentosas e exemplares, os que sofreram restrições políticas por convicções pessoais e os que se distinguiram pela defesa da paz, da educação e da liberdade individual e coletiva.
A Comenda D. HÉLDER CÂMARA distinguiu os nomes do deputado federal, cassado pelo movimento militar, Alencar Furtado, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (2001) e o do cardeal emérito de São Paulo e grão-chanceler da PUC/SP , D. Paulo Evaristo Arns no auditório do Tuca, da PUC/SP, (2002).
O sucesso da parceria com os irmãos Jáder e Francisco Soares, fez do Teatro Chico Anísio, no corredor cultural de Fortaleza, um eco em perfeita ressonância com os objetivos da Instituição. Em duas memoráveis Festas Cívicas, foram agraciados Amaury Carneiro Paula Pessoa, cientista, pianista e filantropo ( 2018), e o coronel e odontólogo, Nonato Soares de Castro (2019), pela defesa da Não Violência contra a mulher e seus direitos à cidadania plena.
As Medalhas de Ética foram conferidas em Fortaleza a pessoas de prestimosos serviços à Sociedade. Em 2018, os agraciados foram o deputado Manoel Arruda, a advogada Neide Galhardi, desembargadora Gizella Nunes da Costa, educador Francisco Soares, jornalista Reginaldo Vasconcelos, superintendente do Ministério da Fazenda Ce- Marcilio Amorim, Procurador Francisco Jacinês Luz, dermatologista Gustavo Vasques, fotógrafo Leonardo Henriques, radialista e comentarista esportivo Tom Barros, General Manuel Theóphilo e o coronel P.M e odontólogo Nonato Soares de Castro. A Medalha do Mérito Institucional foi conferida, in memoriam, a Paulo Maria de Aragão e recebida por sua filha, advogada Carolina Martins de Aragão.
No ano subsequente, 2019,os nomes sufragados foram o do humorista e apresentador Jáder Soares, médico Fabiano Nadson Magacho, jornalista e cientista politico Arnaldo Santos, Profa. Dra. Bleine Queiróz Caúla, professora e folclorista Tereza Cristina Mapurunga Magalhães, vereador Jorge Pinheiro, coronel bombeiro Ananias Duarte Frota, geneticista Luís Augusto Castelo Branco Mourão, defensora pública Salete Castelo Amoreira, educador e reitor do Centro Universitário Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, engenheiro David Barreto, procurador do Estado, professor Francisco Antonio Nogueira e delegado Wilder Brito. A Medalha de Mérito Institucional foi conferida, in memoriam, ao jornalista Ricardo Boechat e recebida por representante local da TV Jangadeiro.
A Sociedade Cearense de Cidadania, continua influenciando a vida cultural da cidade por suas parcerias e esforços individuais e coletivos, com Conselho Diretor rotativo de membros e presidido pela Profa. Dra. Luciara Silveira de Aragão e Frota.